Conheça os tipos de chá e seus benefícios

Não são poucas as plantas com propriedades terapêuticas: de acordo com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), existem cerca de 60 espécies que ajudam a manter a saúde plena e podem ser ingeridas sem prescrição médica. Mesmo assim, se a ideia é tomar um determinado tipo de chá todos os dias, é importante consultar um médico ou um nutricionista para monitorar o tratamento, pois existem contraindicações e efeitos adversos relacionados a algumas ervas. Altas doses de chá de alho, por exemplo, podem causar desconforto gastrointestinal e de carqueja, queda de pressão arterial.

"Tradicionalmente, o chá é preparado por infusão. O ideal é juntar a água fervente às ervas e manter a mistura abafada por três minutos. Quando o chá for composto da casca e do caule da planta, é preciso ferver a água com essas partes de dois a cinco minutos", ensina Sula de Camargo, que é membro da Associação Brasileira de Nutrição (Asbran).Não é necessário adoçá-lo.

A erva ideal

Para aproveitar as propriedades terapêuticas dos chás, compre ervas a granel. Mas fique de olho na embalagem - caso contrário, há risco de levar para casa espécies contaminadas ou velhas. "Prefira os produtos com certificados de qualidade. As embalagens devem ser fechadas a vácuo ou com o sistema zip lock e exibir o nome científico da planta, a procedência, a data de validade e a parte da planta que contém", ensina Michelly Eggert, professora de um curso de naturologia.



Digestivos
 
Cáscara sagrada, boldo-do-chile, camomila, espinheira-santa, carqueja e hortelã-pimenta.

Benefícios - "As plantas com esse poder promovem o relaxamento da musculatura do trato gastrointestinal, reduzindo tanto as cólicas quanto o desconforto no abdome. Também diminuem os gases que se formam no intestino e no estômago e facilitam, e muito, todo o processo digestivo", explica a nutricionista Sula de Camargo.

Receita esperta - Reúna boldo, hortelã-pimenta, carqueja e camomila.

Beba - 1 xícara (chá) meia hora depois das refeições principais (café da manhã, almoço e jantar).

Contraindicações - Grávidas e lactantes.

Termogênicos

Canela, gengibre, cravo-da-índia, chá verde e laranja-amarga.

Benefícios - São indicados para potencializar a termogênese - processo regulado pelo sistema nervoso que leva à transformação da glicose e da gordura em energia. Eles aceleram o metabolismo e aumentam a queima de calorias, por isso o consumo é recomendado para quem segue dietas de emagrecimento.

Receita esperta - Combine canela, gengibre, cravo e chá verde.

Beba - 1 xícara (chá) de duas a quatro vezes ao dia.

Contraindicações - Grávidas e cardíacos.

Antivirais
 
Alho, eucalipto, gengibre, limão, sabugueiro, salgueiro, alcaçuz e guaco.

Benefícios - Fortalecem o sistema imunológico e têm propriedades anti-inflamatórias e analgésicas. Algumas plantas, como o gengibre, são ainda mais poderosas: elas conseguem dificultar o acesso dos vírus às células, impedindo que as doenças - principalmente gripes e resfriados, tão comuns nesta época do ano -, acabem se instalando no organismo.

Receita esperta - Junte limão, gengibre e alho (de preferência frescos).

Beba - 1 xícara (chá) três vezes ao dia.

Contraindicações - Grávidas, lactantes, pessoas que sofrem de gastrite e que geralmente têm pressão baixa.

Diuréticos
 
Quebra-pedra, chapéu-de-couro, cavalinha, cana-do-brejo, bardana e dente-de-leão.

Benefícios - Estimulam o bom funcionamento dos rins, colaborando com a eliminação da urina. "Como essas plantas auxiliam na reabsorção de sódio e de água, atuam no processo de desintoxicação e no tratamento das infecções urinárias", explica Michelly Eggert.

Receita esperta - Misture cavalinha, cana-do-brejo, chapéu-de-couro e quebra-pedra.

Beba - Três xícaras (chá) por dia (de manhã, à tarde e à noite).

Contraindicações - Grávidas e pessoas com pressão baixa. Quem sofre de insuficiência renal ou cardíaca também não deve lançar mão desse tipo de chá.

Fonte: mdemulher 

Um comentário:

  1. ola adorei seu blog cheio de ideias e dicas muito úteis ,pois é difícil encontrar este tipo de informação sobre estes temas parabéns por esta iniciativa bejs .

    ResponderExcluir

Postagens populares